sábado, 28 de fevereiro de 2009

Como vai a sua vida... na Web?


Estava lendo outro dia sobre reputação virtual e cheguei a conclusão que isso é cada vez mais importante atualmente. Nestes tempos de globalização, onde a internet ganha mais espaço na vida de todos, mesmo aqueles que não possuam computador em casa, os sites de relacionamento como Orkut, FaceBook, MySpace, entre outros, estão se tornando grandes fontes de informação sobre as pessoas.
Confiáveis ou não, tais informações parecem estar chamando muito a atenção de recrutadores, gerentes e donos de empresas por todo o mundo.
Um bom exemplo dessa nova tendência pode ser comprovado nesta noticia onde comentários feitos no FaceBook acabou provocando uma demissão. Este poderia ser encarado como um fato isolado mas se nós refletirmos um pouco veremos que essa tendência é inevitável. Tudo que fazemos na web deixa rastros e estes rastros podem se voltar contra nós caso nossa "reputação virtual" não for das melhores.

Faça o teste. Digite seu nome no Oráculo e confira o resultado. Se você tem uma vida virtual ativa, tem blog, participa de redes sociais, ou simplesmente tem uma conta no google e o usa muito para pesquisar pode ter certeza que suas pegadas estão lá. Você pode ficar surpreso com o que verá logo na primeira página. Eu fiquei!

É claro que tudo isto não pode ser encarado com alarde. Não precisamos deixar de participar ativamente de nossas comunidades virtuais, e nem mesmo tornar nossa experiência na web algo chato e estressante, mas apenas refletir sobre nosso comportamento. O que estamos fazendo na web? Que tipo de coisas estamos publicando em blogs e perfis sobre nós mesmos, ou pior ainda, o que estamos dizendo sobre os outros e que poderá ser usado contra nós mais tarde. Vale a pena pensar um pouco sobre isso.

O texto abaixo rola pela internet a muito tempo, incluo aqui para servir de reflexão.

Reputação e Caráter


As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter.
A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é.
A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora.
A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira.
A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz.
A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.
Atribuído a William H. Davis pelo blog Qualquer semelhança de onde também foi retirado este texto e a imagem que ilustra o artigo.
(Embora muito digam que pertence a Arnaldo Jabor)

Comentários: Adicionar Comentário

Postar um comentário

Comente, opine, critique. Este espaço é seu. Mas use-o com sabedoria. Se for criticar, fundamente suas idéias e seja construtivo.

A publicação dos comentários está sujeita a Política de Comentários


Para falar sobre assuntos não relacionados diretamente com este ou qualquer outro artigo use o Formulário de Contato.

 
seta para cima